Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Internacional

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Lula sanciona lei que cancela retorno do SPVAT em 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (31/12), a lei que cancela o retorno do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), anteriormente conhecido como DPVAT. Com a decisão, a cobrança do seguro não será realizada em 2025 nem nos anos seguintes.

O DPVAT foi extinto em 2020 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Contudo, em maio de 2024, o governo Lula aprovou a criação do SPVAT como substituto do seguro anterior. A medida reintroduziu a obrigatoriedade de contratação anual para proprietários de veículos, como carros, motos, caminhões e ônibus, com tarifas previstas entre R$ 50 e R$ 60.

Apesar disso, a repercussão negativa da retomada do seguro levou o Congresso Nacional a aprovar o cancelamento da cobrança, sancionado pelo presidente Lula.

Embora o seguro não seja cobrado em 2025, o texto da lei não extingue o SPVAT. Ele continua a prever indenizações por morte, invalidez permanente (total ou parcial) e reembolso de despesas médicas para vítimas de acidentes de trânsito.

Entre os benefícios do SPVAT estão o custeio de fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, órteses, próteses e outras assistências médicas suplementares. Os valores das indenizações serão definidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Assim, o SPVAT permanece como uma proteção para vítimas de acidentes de trânsito, mas sem a obrigatoriedade de cobrança no próximo ano.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter