Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Em troca de R$ 2,7 bi, ‘lava jato' ajudou Estados Unidos a obter R$ 20 bi da Petrobras

Os 2,7 bilhões de reais que o ex-procurador Deltan Dallagnol e a força-tarefa de Curitiba pretendiam utilizar para criar uma fundação com supostos objetivos político-partidários não vieram diretamente do esforço do Ministério Público em recuperar os recursos desviados pela corrupção na Petrobras. Na verdade, esses valores eram uma recompensa concedida por autoridades dos Estados Unidos pelos serviços prestados durante a investigação.

A atuação do Ministério Público contra a Petrobras resultou na extração de cerca de 20 bilhões de reais da empresa por parte do governo e investidores norte-americanos, valor três vezes superior ao cálculo estimado dos desvios ocorridos na estatal brasileira. Esse argumento é central na tese de doutorado intitulada “A Hegemonia Estadunidense e o Combate à Corrupção no Brasil: O Caso da Operação Lava Jato”, defendida por Arthur Banzatto, advogado e professor de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Segundo Banzatto, a negociação que envolveu o repasse desses valores foi conduzida de forma irregular por Dallagnol e pelo então juiz Sergio Moro, seu principal aliado na Operação Lava Jato. Em entrevista, o acadêmico afirma que, se ambos atuassem nos Estados Unidos, seriam acusados de traição e crimes de lesa-pátria, dada a natureza controversa de suas ações e a cooperação com interesses estrangeiros.

Itiruçu Notícias

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇAWEB RÁDIO ITIRUSSU

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter