A Embasa não se movimentou para realizar projetos para requalificação e aumentar a capitação de aguas no municipio de Itiruçu. A agua em Itiruçu é escassa, salobra e até de qualidade duvidosa. Que segundo Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, compilados pelo Mapa da Água da Agência Repórter Brasil. A aguas de Itiruçu têm excesso de substâncias nocivas e pode até causar câncer. Entre os riscos, o consumo desta água pode causar câncer, mutações genéticas, problemas hormonais, nos rins e no sistema nervoso.
Na Bahia, as cidades onde a água foi reprovada são Vitória da Conquista, Jequié, Itiruçu, Itabuna, Cruz das Almas e Lauro de Freitas. Os dados foram levantados em testes realizados entre 2018 e 2020.
Em todo o país, são 763 as cidades que possuem produtos químicos e radioativos. A cada 4 municípios onde foi realizado o teste, um teve como resultado a água imprópria.
A Barragem de ecapatacipação de agua não teve nenhum projeto de reflorestamento das matas ciliares muito menos de ampliação, Na verdade a Embasa a não teve nenhum projeto semelhante implantado em Itiruçu.
Outro fato é que a Embasa vem fazendo exploração excessiva de água de vários poços artesianos no município diminuindo a pressão do lençol freático, causando uma redução global na vazão de todos os poços ou até mesmo secando-os.
Então entre vilões e mocinhos sempre que paga a conta é consumidor. Mas surge uma luz, ou seja surge uma gota de agua potável no fundo do corpo. Segundo Governo Estadual após de protestos da população movimentação politica inclusive do Deputado Euclides Fernandes que cobrou publicamente do governo melhoria da agua na região, o estado iniciou um investimento de R$ 174 milhões que vem sendo aplicado realização na ampliação do SIAA de Maracás para atender 10 municípios da região de forma integrada incluindo o município de Itiruçu. Os outros municípios são: Maracás, Irajuba, Lafaiete Coutinho, Lagêdo do Tabocal, Marcionílio de Souza, Nova Itarana, Planaltino, Itaquara e Jaguaquara (entre sedes das cidades e diversas localidades rurais).
A população clama para que isto aconteça longo para não ficar correndo o risco de está consumindo aguas nociva ao corpo humano.
Nenhum comentário: