De acordo com Becker, as tempestades solares são causadas pelas explosões solares que liberam massa coronal (EMC) em direção ao nosso planeta, resultando em alterações significativas no campo magnético. Essas perturbações magnéticas podem afetar gravemente os sistemas de comunicação, incluindo a internet e os dispositivos eletrônicos.
No entanto, o especialista destaca que é possível tomar medidas para evitar um colapso completo na internet e nos equipamentos eletrônicos. Ele ressalta a importância de receber um aviso prévio sobre a tempestade solar, pois cada minuto conta nessa situação. Com um aviso antecipado, os satélites podem ser colocados em modo de segurança e os transformadores da rede podem ser desligados para evitar danos irreparáveis
Becker estuda a atividade solar e participa de um projeto com a Universidade George Manson e o Laboratório de Pesquisa Naval, nos Estados Unidos, que tem o objetivo de antecipar e alertar as autoridades sobre a ocorrência e a intensidade de tempestades solares.
Nenhum comentário: