A Prefeitura de Itiruçu Através da Secretaria de Educação e a Comissão Temporária Organizadora da Conferência Municipal de Educação
realizou a Conferência Municipal de Educação de Itiruçu, etapa que abre as discussões sobre Plano Nacional de educação 2024/2034, política de estado para garantia da educação como direito humano com justiça Social e desenvolvimento Socioambiental sustentável.
Presente no eventos a secretaria de Administração Rita de Cássia Conceição de Moura (representando a Prefeira Lorenna Di Gregorio)
, a Secretaria de Educação Ana Paula Santos Oliveira Silva
, a Presidenta da Comissão para COMED
Srª. Edênia Fróes,
a Coordenadora do Sistema de Relatoria COEED, a Presidenta do Conselho Municipal de Educação Gilvania da Pureza, a diretora de Cultura Aritana Moraes e a Presidente da APLB Núcleo de Itiruçu Luciana Brandão. juntamente com os professores e profissionais da rede municipal de educação.
No inicio do evento foi com entoação do hino Nacional e da Bahia e logo após teve apresentações com o musico Danilo, e o grupo de balé com crianças da rede municipal de ensino e leitura do regimento da Conferencia . Mas as atenções foram voltadas pelo discursos da Presidente da APLB Luciana Brandão que criticou a suposta exclusão do movimento na audiência publica da educação. ouça áudio:
A secretaria de Educação por sua vez respondeu que quando estivesse no cargo a voz dos professores sempre seria ouvidas : ouça áudio:
O eventos seguiu com a palestra do Dr. André Luiz Brito Nascimento. doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009), Mestre em Educação pela Universidade Federal deSão Carlos (1999), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1990) e Licenciado em Ciências Sociais pela
Universidade Federal da Bahia (1991).
Na tarde a conferência debateu e opinou sobre vários eixos:
Eixo I - O PNE como articulador do SNE, sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa.
Eixo II - A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência, e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios.
Eixo III - educação, direitos humanos, inclusão e diversidade: equidade e justiça social na garantia do direito à educação para todos e combate às diferentes e novas formas de desigualdade, discriminação e violência.
Eixo IV - Gestão democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão.
Eixo V - Valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às condições para o exercício da profissão e saúde (Rita Pimentel)
Eixo VI - Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência (Escolas do Campo e Manoel Pires)
Eixo VII - Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento 9 socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza (Mª. Isabel Pimenta)
No final a Plenária fez a escolha dos delegados para Conferência Estadual de Educação Extraordinária da Bahia- CEED-2023.
Nenhum comentário: