O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) assumiu, nesta terça-feira (3), a presidência da Frente Parlamentar Mista de Defesa do Sistema de Auditoria (SNA) do SUS (Sistema Único de Saúde), após cerimônia realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
Entre os principais objetivos da frente, estão aprimorar a legislação federal nas ações de saúde, promover a progressão da carreira dos auditores, implantar os componentes do SNA e ressaltar a importância destes na melhoria dos processos de tomada de decisão do SUS.
Participaram da solenidade a deputada Érika Kokay (PT-RJ), vice-presidente da frente, o presidente da Unasus Sindical (União Nacional dos Auditores do SUS), José Queiroz, a vice-presidente, Solimar Mendes, e o auditor-geral do SUS, Alexandre Rodrigues.
Na ocasião, Solla ressaltou a necessidade de reconstruir novas bases do sistema de auditoria, que, assim como toda a área da saúde no país, acabou prejudicado pela gestão federal anterior, classificada pelo parlamentar como “desastrosa”.
“Nosso SUS precisa de um sistema de auditoria que seja capaz de dar respostas aos desafios atuais”, avalia Solla. “Em poucos meses, o Ministério da Saúde já conseguiu recuperar o financiamento e milhares de serviços que deixaram de receber recursos federais”, completou.
Para o presidente da entidade, a formalização da frente colabora para o fortalecimento do SUS. “Com grande apoio parlamentar, principalmente do deputado Solla, nosso foco com a frente, além das questões do SNA, é o fortalecimento do SUS”, diz Queiroz.
“Com a frente, esperamos conquistar a recomposição do quadro do SNA, que é responsável por auditar todos os recursos públicos da saúde, o segundo maior orçamento federal, e, com isso, podermos proporcionar um atendimento melhor à sociedade”, vislumbra Mendes.
Nenhum comentário: