O ex-secretário estadual da Educação Jerônimo Rodrigues (PT) derrotou o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e será o novo governador da Bahia.
Com 100% das urnas apuradas, Jerônimo obteve 4.480.464 votos, o que corresponde a 52,79% dos votos válidos, enquanto ACM Neto conseguiu 4.007.023, equivalente a 47,21%, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Foram computados ao todo 8.964.244 votos, com 113.101 brancos (1,26%) e 363.656 nulos (4,06%). O índice de abstenção no estado foi de 20,49%.
Com a vitória neste segundo turno, o PT vai governar o estado da Bahia pela quinta vez consecutiva.
Jerônimo repete o feito de seus padrinhos políticos, o governador Rui Costa e o ex-governador Jaques Wagner, que foram eleitos respectivamente em 2014 e em 2006.
Ancorado no apoio do agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Rui Costa, Jerônimo Rodrigues fez uma campanha com o desafio de se tornar conhecido pelo eleitorado baiano, já que concorria a um mandato eletivo pela primeira vez.
Jerônimo foi escolhido candidato apenas em março deste ano em meio a uma crise no PT baiano após a desistência do senador Jaques Wagner em concorrer ao governo do estado.
O governador eleito celebrou sua vitória destacando o caráter coletivo da sua candidatura.
"A vitória de Jerônimo foi o que apareceu na votação. Mas o lado, à frente e por trás tem um projeto, tem um time", afirmou o petista, que destacou o caminho pavimentado pelos seus antecessores.
Jerônimo reforçou a vitória de Lula como um marco para a democracia brasileira e ressaltou que a Bahia deu a maior votação nominal ao petista dentre os estados brasileiros.
"A Bahia não teve voto capacho. Não teve voto refém. A Bahia deu um voto a Lula de gratidão pela história dele no Brasil como presidente e líder político. Acreditamos que Lula vai devolver essa gratidão em forma de trabalho", afirmou o governador eleito.
Notícias do Vale
Notícias da Bahia
Noticias do Brasil
Internacional
Assista aos nossos principais vídeos
Você está em:
Jerônimo Rodrigues (PT) derrotou o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) no segundo turno
- segunda-feira, 31 de outubro de 2022
- Publicado por Itiruçu Notícias
- 0 Comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Itiruçu Notícias
Aqui a notícia é fato!
Nenhum comentário: