"Juntos, nós precisamos nos mobilizar para estimular esta integração; há mecanismos e boas práticas disponíveis para promover a adesão dos municípios e melhorar a gestão do trânsito, o que nós precisamos é enfrentar os desafios de maneira propositiva", conclamou o presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro, durante o evento.
A meta é viabilizar o cumprimento da resolução Contran 811, que estabelece prazos para que todos os municípios se integrem ao sistema, seja criando seus próprios órgãos de trânsito, diretamente pela prefeitura, por convênio com o Detran ou por meio de consórcios públicos.
O secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes lembrou que em 2006 haviam na Bahia 12 municípios integrados ao SNT, sendo que apenas três deles contavam com órgãos de trânsito em operação. Hoje, o número saltou para 67, com 47 órgãos operando de forma plena. “A tarefa que os municípios têm a cumprir é muito grande e envolve iniciativas em áreas como sinalização, fiscalização e educação para o trânsito, que são essenciais para garantir a integridade física dos seus cidadãos, além de contribuir para a desoneração dos custos do Sistema de Saúde”, ressaltou o secretário.
Também estiveram presentes ao evento, entre outras autoridades, o presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito (Focotran), Frederico Arantes, o diretor-superintendente da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia Saulo Filinto Pontes de Souza e o diretor geral do Detran-Ba, Rodrigo Pimentel.
O recém-criado Fórum de Órgãos do Estado da Bahia reúne autoridades de trânsito de 67 municípios baianos, além de representantes dos órgãos estaduais que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT): Conselho Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (Cetran-ba), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Ba), Superintendência de Infraestrutura de Transporte da Secretaria de Infraestrutura (SIT/Seinfra) e Polícia Militar.
A iniciativa visa promover a integração entre os órgãos de trânsito do Estado, aprimorando a comunicação entre eles, e permitindo uma maior contribuição do Cetran no planejamento e na coordenação das atividades de educação, engenharia, fiscalização e policiamento, entre outras.
Foto: Divulgação/Saeb
Nenhum comentário: