A frente fria que traz a forte massa de ar frio chega ao Rio Grande do Sul na segunda-feira, 26 de julho, com chuva e queda da temperatura no estado. No dia 27 de julho, terça, as nuvens com chuva e o ar frio se espalham sobre Santa Catarina, Paraná e pelo oeste e sul de Mato Grosso do Sul. São Paulo tem dia quente e o extremo sul do estado poderá ter alguma chuva.
Durante os dias 28 e 29 de julho, a frente fria avança sobre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste, mas a chuva será em poucas áreas de alguns estados. O ar frio de origem polar entra mais forte sobre o Brasil causando queda de temperatura mais intensa no Sul, em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste e chegando a Rondônia, Acre e ao sul do Amazonas.
No dia 29 de julho, a Clima tempo prevê que esta frente fria tecnicamente já terá efeito sobre o sul do Pará, Tocantins e oeste/sul da Bahia, especialmente estimulando alguma nebulosidade, mas a chance de chover é baixa. O vento frio chega moderado a estas áreas e ameniza o calor.
Nos dias 30 e 31 de julho, esta frente fria deve continuar seu deslocamento sobre o Nordeste, estimulando a chuva pelo leste da Bahia e Sergipe.
Para a maioria das áreas do Brasil que serão influenciadas por esta forte massa de ar de origem polar, o pico do frio acontece nos dias 29 e 30 de julho, quinta e sexta-feira, quando se espera as mais baixas temperaturas no país, dentro dos dias de atuação desta onda de frio.
É nesses dias que o centro da massa de ar frio, que é a região onde o frio é mais intenso, estará ingressando (29) e ainda passando sobre o Rio Grande do Sul. Mas é possível que no dia 31 de julho, algumas regiões gaúchas esfriem um pouco mais.
É fato que esta onda de frio será tão intensa quanto a observada entre os dias 19 e 21 de julho de 2021, especialmente na região Sul do Brasil. Por isso, áreas que já foram prejudicadas devido às duas ondas de frio que atingiram o país, devem manter alerta redobrado ao final do mês para o frio que volta a tomar conta de parte do território brasileiro.
Nenhum comentário: