Estudos mostram o uso indiscriminado dos poços artesianos causa problemas ambientais podendo ocasionar sérios riscos ao meio ambiente como contaminação dos lençóis freáticos e afundamento do solo.
Embora vivamos em um planeta cuja superfície é ocupada por cerca de dois terços de água, esquecemos que apenas 0,09% dessa água pode ser aproveitada para consumo do homem. E há uma parte significativa que já foi poluída ou degradada pela ação humana.
As necessidade imediatista de obter lucros o homem vem destruindo a terra e esgotando as fontes de agua potável. Os poços artesianos é um dos recursos usados que fazem que os impactos ambientais se tornem irreversíveis , causando o afundamento do solo é um fenômeno conhecido como ‘subsidência’ e é causado por um consumo excessivo de poços artesianos (superexplotação) que pode gerar tremores e a diminuição dos lençóis freáticos entre outras catástrofes.
Em alguns lugares do Brasil a perfuração de poços artesianos estão sendo proibidos a exemplos no Amazonas e Pernambuco .
Por causa da crescente demanda por recursos hídricos está sendo necessário cada vez mais um gerenciamento intensivo para este fim, “embora ainda prevaleça a falsa consciência de que esses recursos são ilimitados”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário