Cento e setenta e sete alunos do Curso de Formação de Oficiais da PM participam, no Parque de Exposições de Salvador, da Jornada de Instrução da Polícia Militar (Jipom) - última etapa para se tornarem aspirantes e passarem a atuar nas ruas em prol da segurança da população. Desde quarta-feira (14), eles participam de dez oficinas que retratam situações extremas do cotidiano e exigem que os futuros oficiais coloquem em prática o conhecimento adquirido em três anos de curso.
Divididos em guarnições, os alunos oficiais são avaliados e orientados por grupos de instrutores. Eles atuam de forma simulada em operações de abordagem a coletivos, contenção de deficientes mentais em surto, ocorrências envolvendo invasão a prédio público, briga em bar e apoio à guarnição da Polícia Civil. Todo o treinamento representa uma atualização da técnica policial e o reforço da segurança pública.
“Esta é uma capacitação de excelência dos futuros oficiais, que funcionarão como agentes multiplicadores. É muito importante. Aqui eles são avaliados por todo o conteúdo que viram ao longo do curso. São frequentemente corrigidos para que quando eles passem a atuar nas ruas estejam aptos para garantirem o melhor serviço à população”, afirma o coronel Roberto Guimarães, comandante da Academia de Polícia Militar da Bahia.
No dia 11 de dezembro, os alunos oficiais serão declarados aspirantes a oficiais e distribuídos em unidades operacionais da PM em todo o estado. Eles vão continuar sob fiscalização da Academia de Polícia Militar por um período de um ano e, assim que for concluída esta etapa, serão promovidos ao posto de 1º tenente.
Nenhum comentário: