Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Bahia amplia rede de estações meteorológicas



A Bahia atinge o número de 178 estações meteorológicas implantadas no estado, das 213 unidades previstas para serem instaladas até o final do mês de setembro. A implantação desta rede de monitoramento visa obter dados pluviométricos, hidrológicos, agrometeorológicos, agronômicos, umidade e temperatura do solo, geotécnicos, entre outras informações.

Os dados são destinados a orientar os pequenos, médios e agricultores familiares da região semiárida na tomada de decisões com relação ao desenvolvimento das etapas da atividade agrícola, compreendida desde a preparação do solo para a semeadura, até a colheita, o armazenamento e o transporte de produtos. Essa ação é resultado da parceria firmada entre Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri) e governo federal, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A parceria entre Seagri e Cemaden, que vem se desenvolvendo desde o ano passado, vai continuar. Neste sentido, um acordo de cooperação técnica foi assinado entre as duas entidades e publicado no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 26. “Esse trabalho fornecerá uma ferramenta fundamental para o planejamento agrícola do Estado, aumentando a estimativa de produção e evitando as perdas por adversidades climáticas”, ressalta o secretário da Agricultura, Paulo Câmera. Os dados coletados nesses equipamentos serão enviados ao Cemaden, destinados ao monitoramento e alerta de risco de colapso de safras para agricultura familiar do semiárido.

A implantação de estações meteorológicas no Estado é resultado do trabalho conjunto entre Governo do Estado, por meio da Seagri, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Casa Civil, e governo federal, por meio dos ministérios de Agricultura//Instituto Nacional de Meteorologia (Mapa/Inmet), e de Ciência, Tecnologia e Inovação/Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (MCTI/Cemaden).
Segundo Blog EDSantos  Itiruçu foi contemplado com o modelo PCDAgros, e a unidade foi instalada nesta quinta feira (17) na região  da Várzea, zona rural do municipio.   Também foram contemplados os municípios de  Jaguaquara, Lajedo do Tabocal, Lafaiete Coutinho e Maracás.
 Informações via Seagri

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter