Além de oferecer diversos serviços gratuitos, a ação também contou com a presença de autoridades e apresentações artísticas.
Realizado hoje (01) no bairro do Uruguai, o Mutirão Social Pacto pela Vida, contou com a adesão da comunidade. Muitos moradores da região compareceram ao local para usufruir dos serviços de utilidade pública oferecidos gratuitamente.
Moradores do bairro tiveram a oportunidade de receber orientações e utilizar serviços do Procon, Sinebahia, Coelba e de diversas Secretarias do Governo Estadual, que disponibilizaram materiais educativos e informativos.
Adultos e crianças também puderam tomar vacinas, realizar avaliações nutricionais e fazer alguns exames com resultados disponibilizados instantaneamente. Serviços de documentação também estavam sendo oferecidos.
A Secretaria de Política para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e profissionais da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar estiveram presentes na ação, em um espaço destinado a fornecer informações e orientações para mulheres do bairro e de proximidades.
Para a psicóloga e servidora da SPM-BA, Amélia Almeida, que esteve no stand prestando orientações, esse tipo de serviço é de grande importância, pois é uma forma de estar trabalhando continuamente para gerar mudanças de mentalidade na sociedade, sobretudo, no comportamento das mulheres diante dos agentes de violência que geralmente são seus próprios companheiros.
O Mutirão levou também arte e entretenimento para o bairro do Uruguai. Foram realizadas duas apresentações: uma musical, com o grupo Neojibá - Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, e outra de dança, ambas no Espaço Cultural de Alagados.
Os Secretários Estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, e de Cultura, Jorge Portugal, assistiram às intervenções culturais, cumprimentaram o público presente e ressaltaram a importância de eventos como o Mutirão, que propõem a transversalidade do trabalho desenvolvido pelo governo estadual.
A Chefe de Gabinete da SPM-BA, Karla Ramos, também esteve no evento, representando a Secretária Olívia Santana. Ela destacou a importância da Secretaria participar da ação, orientando mulheres do bairro a enfrentarem a violência doméstica, e demonstrou total interesse e disponibilidade para que este serviço seja prestado nas próximas edições, que acontecerão no bairro de Águas Claras e na cidade de Camaçari.
(Crédito: Ascom SPM-BA)
Nenhum comentário: