A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) e a TV Brasil lançam no país, em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Programa CPLP Audiovisual com o objetivo de fomentar a produção e a teledifusão de conteúdos audiovisuais entre os países lusófonos. No dia 07 de agosto, às 16 horas, na Casa de Angola – um dos apoiadores do evento, em Salvador (BA), acontece o lançamento de dois editais, que fazem parte do Programa CPLP Audiovisual.
O evento conta com a parceria do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - IRDEB e da Secretaria de Cultura da Bahia – SecultBA; além do apoio da Casa de Angola na Bahia, da Fundação Pedro Calmon e da Fundação Cultural Palmares.
O Programa CPLP Audiovisual promoverá concursos para seleção de projetos de documentários e telefilmes de ficção também em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O programa desenvolve-se em três eixos:
1 – DOCTV CPLP II – Fomento à Produção e à Teledifusão, está na sua segunda edição e prioriza sistematizar ações de capacitação, coprodução e teledifusão de documentários a partir de um modelo de operação em rede, por meio do qual, e de forma simultânea, cada país participante coproduza um documentário nacional e as respectivas emissoras de televisão promovam a teledifusão da série de documentários. Esta edição busca selecionar nove projetos inéditos de documentários de 52 minutos, com orçamento de 50 mil Euros cada, que ofereçam uma visão contemporânea das realidades sócio-político-culturais dos Estados Membros da Comunidade.
2 – FICTV CPLP I – Fomento ao Desenvolvimento, Produção e Teledifusão de Obras de Ficção, em primeira edição com duas linhas de ação:
- O FICTV CPLP I – Produção: realizado por meio de convocatórias nacionais em Angola, Brasil, Moçambique e Portugal, que objetivam selecionar quatro projetos inéditos para a produção de telefilmes de ficção de 52 minutos, com orçamento de 150 mil Euros cada, a serem elaborados a partir de adaptação de obra literária nacional.
- FICTV CPLP I – Desenvolvimento de Projetos: realizado por meio de convocatórias nacionais em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, visando selecionar cinco projetos inéditos para Desenvolvimento de Projetos Técnicos de Realização de telefilmes de ficção, de 52 minutos, com orçamento de 40 mil Euros, a partir de adaptação de obra literária nacional.
3 – NOSSA LÍNGUA I – primeiro Programa de Intercâmbio e Teledifusão de Documentários da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que fará uma seleção de quatro documentários, não inéditos, em cada um dos países integrantes da Rede CPLP, para montar uma série de 36 obras cuja temática esteja relacionada com uma visão contemporânea das realidades nacionais. A série, com orçamento de 240 mil Euros para custear a legendagem e remasterização, será exibida pela TV Pública de cada um dos países integrantes da rede, seguindo um modelo de operação por meio do qual, e de forma simultânea, cada país participante assegure a teledifusão das obras através de emissoras dos respectivos sistemas públicos de radiodifusão.
No DOCTV II e no FICTV I (linhas de Desenvolvimento e Produção) serão realizadas Oficinas de Capacitação de Desenho Criativo de Produção e Planejamento, além de acompanhamento mediante plantões online com profissionais de grande experiência em Direção e Produção Executiva para dar suporte ao aprimoramento artístico e de planejamento executivo aos realizadores contemplados nos concursos nacionais de seleção.
As inscrições para os Concursos Nacionais DOCTV II e FICTV I, no Brasil, estarão abertas a partir de 07/08/15 até 31/10/2015. Para acesso aos regulamentos e mais informações, consulte o site www.cplp.org - Programa CPLP Audiovisual ou entre em contato pelo email cplpaudiovisual@ebc.com.br.
Nenhum comentário: