O doodle do Google desta quinta-feira (6) presta uma homenagem ao sambista paulista, e também ator, radialista e humorista, Adoniran Barbosa. Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba , poucos meses antes de embarcarem para o Brasil em busca de uma vida melhor .
Seus pais desembarcaram em Santos em 15 de setembro de 1895, passaram pela Hospedaria dos Imigrantes, e foram trabalhar nas lavouras do município de Tietê. Sua mãe morreu em 1939 e seu pai em 1943.
Abandonou a escola cedo, pois não gostava de estudar. Necessitava trabalhar para ajudar a família numerosa - Adoniran tinha sete irmãos. Procurando resolver seus problemas financeiros, os Rubinato viviam mudando de cidade. Moravam primeiro em Valinhos, depois Jundiaí, Santo André e finalmente São Paulo.
Em Jundiaí, Adoniran conhece seu primeiro ofício: entregador de marmitas. Aos quatorze anos, já adolescente, andava pelas ruas da cidade e, legitimamente, surrupiando alguns bolinhos pelo caminho. "A matemática da vida lhe dá o que a escola deixou de ensinar: uma lógica irrefutável. Se havia fome e, na marmita oito bolinhos, dois lhe saciariam a fome e seis a dos clientes; se quatro, um a três; se dois, um a um".
Se estivesse vivo, Adoniran, estaria completando 105 anos nesta quinta. Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato
Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba , poucos meses antes de embarcarem para o Brasil em busca de uma vida melhor .
Suas principais composições musicais foram, "Trem das onze", "Saudosa maloca", "Samba do Arnesto" e outros clássicos. Leia mais
Nenhum comentário: