No último sábado, 8 de agosto, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) somou dois grandes apoios à campanha Dez Medidas Contra a Corrupção: o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e a Federação Espírita do Estado da Bahia (Feeb). O envolvimento das entidades na campanha foi definido em reuniões realizadas em 08/08/2015 entre seus respectivos presidentes e membros do Ministério Público Federal.
o procurador-chefe do MPF/BA, Pablo Barreto, a procuradora da República que articula a campanha na Bahia, Melina Montoya, e os membros do MPF no Paraná e integrantes da força-tarefa da operação Lava Jato, Deltan Dallagnol e Roberson Pozzebon, estiveram com o presidente do Cremeb, José Abelardo Meneses e com os membros da diretoria do Conselho Teresa Maltez, Lúcia Arbex e Otávio Marambaia. Na ocasião, explicaram as dez medidas e a importância do apoio da classe médica. Na sexta-feira (7), a diretoria do órgão já havia entregue ao MPF/BA e a Dallagnol cartas de apoio às Dez Medidas (confira aqui), durante o lançamento da campanha no Ministério Público Federal na Bahia.
“A corrupção mata por mistanásia, quando o cidadão não consegue acesso ao sistema de saúde. Os desvios de recursos financeiros aliados à gestão ineficiente são os grandes responsáveis pelo subfinanciamento do sistema público de saúde. Isso ocorre porque a legislação brasileira é muito tolerante com os agentes do crime. A mudança neste cenário depende de todos os cidadãos honestos e intolerantes com a impunidade” - afirmou Meneses, que declarou total apoio do órgão à causa. O presidente do Cremeb informou que o conselho deverá coletar assinaturas dos médicos nos eventos que tenham participação da entidade, do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia, da Associação Bahiana de Medicina ambas entidades também já declararam apoio às dez medidas durante seu lançamento – e de associações de especialidades médicas.
Nenhum comentário: