Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

Cães tomam conta das ruas das cidades do Vale do Jiquiríçá


Grande número de animais soltos pelas cidades da região estar chamando atenção da população. Não só Itiruçu e outras cidades da região,  vem sendo afetada pela grande quantidade de cães pelas ruas. Na cidade de Maracás é fácil ver cães transitando pela ruas livremente e como as demais cidade a população reclama.
O cão é o "melhor amigo do homem" mas talvez o Homem não corresponda esta amizade. O grande número de cães abandonados pelas ruas da cidade pode ser constatado que o homem já não considera o cão como "melhor amigo", e vem causando grandes transtornos a população. Estes animais soltos pelas ruas podem  se tornar uma ameaça real para crianças, adultos e idosos.
Cidade Santa Inês (Foto R7)
Além de representarem um risco físico, os cães também podem ser um poderoso vetor de zoonoses, doenças transmitidas de animais para o homem. Entre as zoonoses mais temidas, está a raiva que é  também conhecida como hidrofobia. 
Para o homem, a principal forma de transmissão da doença se dá pela mordedura de um animal, que foi infectado, geralmente por morcego, cão e gato.
Entroncamento de Jaguaquara (foto Roberto Brito)
A evolução da doença, tanto nos animais quanto no homem, se dá de forma rápida. Seus sintomas neurológicos são, por exemplo, falta de coordenação motora, ataxia, agressividade, entre outros. Após passar o período de incubação e iniciados os sinais clínicos, não há tratamento e a doença é invariavelmente fatal, revelou um veterinário procurado pelo Itiruçu Notícias.
Os riscos a saúde que os cães abandonados podem vim causar  à população é evidente , se tornado  um problemas de Saúde Pública, e as autoridades precisam se conscientizar que alguma medida deve tomada imediatamente.
Cidade de Itiruçu
 Parte da  população principalmente os que abandono os animais também deve ter a consciência  que pode ser uma vitima desta doença, além disto pode sofrer sanções judiciais, pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) com  pena prevista de detenção de 3 meses a 1 ano e multa.
No Art. 164 do Código Penal, prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo, tendo pena de detenção, de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses, ou multa.

Em caso de ataque deste animal sendo mordidos ou arranhados deve-se tomar alguma precauções:
  1.  Lavar o ferimento com água e sabão e usar um desinfetante;
  2.  procurar, logo em seguida, um médico ou um hospital;
  3.  Localizar o proprietário do animal, não matar o animal, mas observá-lo pelo período de 10 (dez) dias. Se houver alteração em sua saúde, procurar um profissional da área.

Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter