A Secretaria da Administração (Saeb) e o Governo do Estado inauguram neste sábado, 1º de agosto, em Caetité, o décimo nono Ponto Cidadão. A nova unidade compacta do Serviço de Atendimento ao Cidadão SAC está situada no sudoeste baiano e vai ofertar os principais serviços da rede, como a emissão da carteira de identidade (RG), carteira de trabalho (CTPS), CPF e antecedentes criminais, além do serviço de seguro desemprego e intermediação de mão de obra. A cerimônia de entrega será realizada às 9 horas, na sede da nova unidade, situada na Praça Pompeu Fernandes da Cunha, s/n, bairro Pernambuco.
Esta será a primeira unidade de atendimento da Rede SAC a ser instalada no Território de Identidade do Sertão Produtivo e terá capacidade para atender aos mais de 52 mil habitantes de Caetité, além dos moradores dos nove municípios circunvizinhos: Igaporã, Pindaí, Licínio de Almeida, Caculé, Ibiassucê, Lagoa Real, Livramento do Brumado, Paramirim e Tanque Novo. O funcionamento da unidade será de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Com a inauguração do Ponto Cidadão, o município de Caetité terá sua capacidade para emissão de documentos essenciais ampliada exponencialmente, facilitando o acesso aos principais serviços da rede e ao exercício da cidadania, opina o secretário da Administração, Edelvino Góes. A expectativa é que a unidade realize 4.290 atendimentos mensais, sendo 1.100 para RG, 660 para CTPS e 1.760 para seguro desemprego.
Só para se ter uma ideia, eram emitidas apenas 121 carteiras de identidade e 134 carteiras de trabalho no município, além de prestados 430 atendimentos de seguro desemprego. O acesso ao atendimento da rede se tornou mais fácil: antes, era necessário buscar os serviços do SAC no posto de Brumado, a 111 quilômetros de distância, ou no Ponto Cidadão de Santa Maria da Vitória, a 228 quilômetros.
A unidade de atendimento de Caetité é uma parceria entre as administrações estadual e municipal - com investimentos da prefeitura para adequação do espaço físico e climatização e da Secretaria da Administração (Saeb) para mobiliário, equipamentos de informática e de segurança, além de programação visual. Ainda são parceiros da iniciativa as secretarias de Trabalho (Setre) e de Segurança Pública (SSP).
Atualmente, a Rede SAC conta com 56 unidades de atendimento em todo o território baiano, sendo 35 postos fixos na capital e interior do estado, 18 Pontos Cidadão, e três rotas do SAC Móvel. O último posto a ser entregue foi o SAC de Itabuna, em janeiro deste ano, ampliando em mais de 100% a capacidade de atendimento em todo o estado.
Nenhum comentário: