As investigações mundiais sobre a corrupção no futebol – originadas no escândalo envolvendo os dirigentes da FIFA, parecem estar bem longe de acabar. Para ampliar a coleta de dados e informações, o FBI pediu a colaboração da Polícia Federal brasileira com o objetivo de avaliar a atuação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em qualquer irregularidade no setor. Como medida inicial dessa parceria, a PF está de olho no contrato que a Globo tem com a entidade máxima do esporte no país.
A notícia foi levantada pelo jornalista Ricardo Feltrin, que afirma que a papelada que dá os direitos de transmissão do futebol brasileiro à emissora carioca está passando por uma análise bastante detalhada por parte das autoridades. Questionadas sobre o assunto a PF não quis emitir nenhum parecer oficial, enquanto a CBF ressaltou que o relacionamento com a Globo é um duradouro sucesso. O canal da família Marinho já detém há pelo menos 40 anos os direitos de exibição televisiva exclusivos das partidas de futebol no país.
Pelo que se sabe, foi após a prisão de José Maria Marin na Suíça que a polícia decidiu apurar todas as ligações da CBF, investigando de perto a amizade com a Globo, que, por sua vez, afirma apoiar totalmente a ação das autoridades locais. No momento, a companhia está em plena negociação com os clubes brasileiros para decidir os valores para a exibição dos jogos de diversas competições, como Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, torneios estaduais e demais disputas da modalidade esportiva.
Fonte(s) Na Telinha/Gabriel Vaquer
Imagens Rafael Ribeiro / CBF
Nenhum comentário: