O caqui, que também é conhecido como a “Fruta Divina”, devido a sua origem grega, geralmente é mais comumente encontrado durante o outono. Embora existam diversas variedades deste fruto, a mais popular é a sua versão japonesa. Pobre em carboidratos, gordura e sódio, esta fruta contém excelentes propriedades benéficas à saúde. Aproveite todos esses benefícios e leve logo o caqui para sua mesa!
“Diospyros Kaki”, é como é conhecido o caqui japonês. A cor laranja brilhante da fruta, que compartilha uma estreita semelhança com o tomate na aparência, na verdade, é uma baga. É uma fruta de baixa caloria e pode ser saboreada cru ou seca.
Ele também é utilizado na preparação de uma variedade de pratos, incluindo pudins. Abundante fonte de minerais, como fósforo, cálcio e vitaminas, incluindo a vitamina A e C, essa fruta de baixo teor calórico é surpreendente. Descubra abaixo os benefícios de saúde oferecidos pelo caqui!
1. O caqui ajuda a perder peso
Um caqui de tamanho médio pesa cerca de 168 gramas e tem apenas 31 gramas de carboidratos. A fruta, praticamente não contém nenhuma gordura. Esses dois fatores a tornam uma amiga ideal para aqueles que desejam fazer um lanche rápido durante as dietas.
2. Fonte rica em fitoquímicos
O caqui contém uma rica reserva de fitoquímicos sortidos – catequinas e polifenóis antioxidantes. A catequina é um poderoso agente anti-inflamatório e anti-infeccioso. Assim, você pode usá-lo contra as reações inflamatórias indesejadas e outras infecções.
3. O caqui é um anti-hemorrágico natural
O caqui é conhecido por possuir propriedades anti-hemorrágicas. Não é de se admirar que ele tenha sido usado desde tempos passados no controle do sangramento excessivo de feridas.
4. Mantém o sistema digestivo saudável
As fibras, como você sabe, são essenciais para os bons movimentos intestinais. O uso regular do caqui, que é rico em fibras, pode ajudar a aliviar problemas intestinais, abrindo assim caminho para a manutenção de um sistema digestivo saudável. Taninos, presentes em caquis, regulam o movimento intestinal e oferecem um alívio para a diarreia.
5. Alimento excelente para diabéticos
Sabemos que aqueles que sofrem de diabetes são propensos a ter “ataques” de fome, comendo com bastante frequência. Por ser rico em fibras, o caqui pode ser saboreado livremente por diabéticos para reduzir sua sensação de fome. A fruta é também conhecida como regulador dos níveis de açúcar no sangue.
6. Bom para a hipertensão
O sódio, quando incluído na dieta de maneira excessiva, pode provocar hipertensão. O caqui é conhecido por possuir baixos níveis de sódio. Assim, ele pode ser utilizado como parte de uma dieta equilibrada sem oferecer riscos aos hipertensos.
7. O caqui fortalece a imunidade
Por ser uma boa fonte de vitamina C, o caqui, quando usado regularmente em uma dieta equilibrada, pode ajudar a fortalecer os níveis de imunidade. Assim, ele age como um escudo contra a gripe comum, bem como várias infecções pulmonares, incluindo a asma.
8. Ajuda a prevenir o câncer
Sendo uma fonte rica de antioxidantes, essa fruta ajuda na redução dos radicais livres. Estes em excesso, podem danificar células e causar câncer. A presença da vitamina A, bem como do ácido betulínico enriquece as propriedades de prevenção do câncer através desta fruta.
9. O caqui melhora a visão
Além dos inúmeros benefícios do caqui, ele contém grandes quantidades de vitamina A, que protege os olhos das agressões do cotidiano, e possui potencial para melhorar a visão.
10. Ajuda a melhorar a produção de células vermelhas do sangue
O cobre, presente no caqui, ajuda na absorção de ferro. Isto, por sua vez, ajuda na produção de células vermelhas do sangue, que possuem a função de transportar oxigênio, tornando o sistema hematológico mais potente e revigorado.
11. Alívio natural para os soluços
O Caqui é amplamente utilizado por médicos chineses no tratamento de soluços. Os soluços acontecem pela contração involuntária do diafragma, segundo os chineses, enzimas presentes no caqui, diminuem essa contração involuntária e assim diminuem a sensação de soluço.
Fonte: Dieta e nutrição
Nenhum comentário: