Apesar de campeão em devoção no Nordeste brasileiro, Santo Antônio é um cara modesto quando se trata de festa. Abre os festejos de junho, no dia 13, com mais reza que bandeirola. Imperador do ciclo junino, São João pega o bastão no dia 24. Haja bomba, licor e forró até o sol raiar.
Aí vem São Pedro. Humilde como Antônio, eis que Pedro, celebrado oficialmente na segunda-feira (29), se faz pedra em algumas cidades do interior da Bahia. A festa não acabou!
Nos casos de municípios como Muritiba, Serrinha, Itiruçu e Eunápolis, só para ficar com alguns exemplos o São Pedro não só é grande como bota o próprio São João no bolso. Nesses redutos, já é tradição fazer festa profana para o primeiro papa e dono das chaves dos céus.
Nos últimos anos, Itiruçu, na microrregião de Jequié, também se tornou um dos destinos mais procurados no São Pedro. Mais de 40 mil pessoas devem visitar a cidade de 15 mil habitantes entre os dias 3 e 5 de julho.
“A cidade fica lotada. Difícil você achar hotel ou pousada. Talvez ache casa pra alugar”, afirma Simone Nunes, coordenadora da festa, que considera o São Pedro a principal manifestação cultural do município.
Segundo a prefeitura, a tradição do São Pedro de Itiruçu se iniciou na década de 1990, por uma coincidência curiosa. À época, tanto prefeito quanto vice-prefeito se chamavam Pedro. Já que a cidade não tinha São João forte, Pedro Pimentel e Pedro Leite resolveram fazer um São Pedro decente.
Este ano o investimento será de R$ 200 mil. “Por conta da crise, o prefeito pediu que fizesse uma coisa menor. Mas vai ser igualmente bonito”, aposta o chefe de gabinete, Ivan Cerqueira.
Paralelo ao São Pedro na praça pública, acontece duas festas fechada, o tradicional “Forró Coffee”, realizada numa fazenda de café, é a festa caçula do evento o Forró do Caqui que será realizada no Espaço Emerson Show..
Dados do São Pedro Itiruçu 2015:
Localização: Centro-Sul
Datas da festa: 3 a 5 de julho
Distância de Salvador: 332 quilômetros
Principais atrações: Forró Fivela de Prata, Fábio e Michel e Gavião Dourado.
Outras festas de São Pedro da Bahia:
Muritiba
Localização: Recôncavo
Datas da festa: 27 a 29
Distância de Salvador: 149 km
Principais atrações: Adelmário Coelho e Virgílio
Serrinha (‘Pedrinho’)
Localização: Nordeste do estado
Datas da festa: 25 a 28 de junho
Distância de Salvador: 198 quilômetros
Principais atrações: Del Led , Celia Mares e Victor Lopes
Eunápolis (‘Pedrão’)
Localização: Sul
Datas da festa: 26 a 28 de junho
Distância de Salvador: 651 quilômetros
Principais atrações: Victor e Leo (Substituíram Cristiano Araújo), Eduardo Costa , Bruno e Marron
Itacaré
Localização: Sul
Datas da festa: 27 a 29 de junho
Distância de Salvador: 428 quilômetros
Principais atrações: Banda Daniel Vieira, Banda Cueca Branca, Banda É só Filé e Cupim de Ferro
Nenhum comentário: