O quadro político de Itiruçu está muito confuso para as eleições de 2016. Do lado da oposição a virtual força política a Drª Lorena saiu do PT (Partido dos Trabalhadores) e ainda não definiu o seu destino, ficando a vaga para outros possíveis candidatos como: Jorge Assis, Junior Petrukio, e Drº Alender. Do lado da situação o candidato seria a vice-prefeita Rita Novaes (PDT), ou Ailton Cezarino (PDT), segundo acordo firmado em 2012, com a Aliança PSDB e PDT, nas eleições daquele ano, apesar do atual Prefeito Wagner Novaes ter o direito de se lançar candidato a reeleição o que torna também um forte candidato. Na época o então Candidato Wagner Novaes já teria adiantado a pré-candidatura dos pedetistas, para lhe suceder, o que ainda não está descartado. A atitude do prefeito seria louvável e assim redimia sua atitude quando em 2008 tirou o direito de reeleição de Cezarino.
Ainda o empresário José Caires, conhecido por Zé de Adroaldo que ainda está sem partido, mas articula uma provável candidatura pelo PP partido político do vice-governador João Leão e o Presidente d câmara de vereadores Vereador Robson Mauro (DEM) que conta com apoio do Deputado Sandro Regis e o prefeito de Salvador ACM Neto.
Tem ainda outros nomes como o de Artur Andrade, Vitório Tenisi, Dr Ederval e Heron Castro que apesar deles não admitirem e sempre serem contrario a ideia todas as eleições são citados com supostos pré-candidatos
Mas muitas especulações já surgem nos bastidores políticos, e grande mudanças no cenário politico de Itiruçu, entre elas um possível aliança entre o Prefeito Wagner Novaes (PSDB) e a Drª Lorena (Sem partido), não sendo relatada onde o grupo políticos do PDT comandado pela Vice-prefeita Dra Rita e Ailton Cezarino entraria neste imbróglio. Com este novo cenários, há uma tendência que os grupos políticos aliados ao governo estadual, o PDT, PT, PTB e PP entre outros se una, tendo varias opção para uma chapa, unidos do grupo da base governistas inclusive com o aval do governador do Estado Rui Costa o ex-governador Jaques Wagner, João Leão vice-governador, o Senador Otto Alencar os deputados Marcelo Nilo, Jorge Solla, Euclides Fernandes e Antônio Brito, quando a base escolheriam um nome de consenso, com boa chance para o nome sair do grupo do PDT.
Em 2012 mesmo o PT tendo uma chapa concorrendo ao executivo local, as principais lideranças politicas do estado não se envolveram na campanha municipal em Itiruçu, mesmo tendo candidato adversário do PSDB, porque o PDT que participava da chapa era da base aliada do governo estadual. Porem desta vez as evidências é que estão se empenhando para colocar um candidato que faça parte da base aliada ao governo estadual. As informações é que as articulações já se iniciaram e a reforma política que provavelmente será decidida na próxima semana para que os elos comecem a se fechar.
Vamos aguardar pois tudo pode acontecer!
Nenhum comentário: