Notícias do Vale

Notícias da Bahia

Noticias do Brasil

Opinião & Notícias

Assista aos nossos principais vídeos

Você está em:

IV Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas

Aconteceu na manhã de hoje (13), o IV Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, no São Salvador Hotel, no bairro do STIEP. A Secretária de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana marcou presença no evento.
O Presidente da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia (Sescoop/BA), Cergio Tecchio, fez a abertura do encontro.
Em sua fala, além de mencionar a missão, visão e as ações da OCEB e do Sescoop/BA, o Presidente ressaltou a importância da associação das mulheres nas cooperativas, e lembrou que, atualmente, dez mulheres representam o sistema de cooperativas, fazendo parte dos conselhos.
Tecchio também apresentou dados estatísticos do Sistema Sicoob Bahia, que confirmam 41.816 mulheres cooperadas. Ou seja, 41% de mulheres associadas (pessoas físicas), sem incluir as que estão inseridas nas 11 mil pessoas jurídicas. Ele afirmou que esses números indicam uma mudança na sociedade em relação aos negócios da família.
A Secretária Olívia também participou da abertura, e aconselhou as mulheres presentes a desenvolverem perfis proativos, pensarem além do mercado formal para enfrentar os desafios da situação de desemprego, além de sempre buscarem criar novas estratégias.
Neste aspecto, ela afirmou que o cooperativismo é uma estratégia muito importante, pois, é nas situações de crise que as portas das cooperativas e da economia solidária são abertas.
Ao refletir sobre o sistema capitalista em que vivemos, onde a lógica do indivíduo é sobreposta ao coletivo, Olívia destacou o desafio que é criar um caminho que garanta o fortalecimento e arranjos produtivos das ações voltados para o coletivo: “O que eu considero mais encantador no cooperativismo é a possibilidade de tecer caminhos em coletividade”, concluiu.
O objetivo do evento é proporcionar um espaço de debate sobre as oportunidades e desafios enfrentados pelas mulheres frente à gestão de cooperativas, discutir sobre o papel da mulher no desenvolvimento do cooperativismo, abordar sobre o empreendedorismo feminino e sobre a importância de serem transformadoras da realidade na qual estão inseridas.
A programação se estende pela tarde, quando serão realizados: um talk show, com o tema “As mulheres que fazem a diferença”; um Café e Prosa no intervalo; e uma palestra sobre Empreendedorismo Coletivo.
Informações Ascom SPM-BA







Neto Oliveira

Aqui a notícia é fato!

Nenhum comentário:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Itiruçu Notícias. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios, podem ser removidos sem prévia notificação.

OUÇA NED RÁDIO

Esportes

Notícias de Itiruçu

Anúncios




Redes Sociais

Outras redes Sociais:

Instragam

Twitter