Está aconteceu hoje, 19 de março Dia do Artesão, o VIII Encontro de Artesãos da Bahia, no Auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães. Durante a manhã, foi realizada a abertura do evento.
Antes de dar início, um trio de músicos tocavam sucessos da MPB. Também foi realizada uma apresentação especial do Coral “Canto de todo lugar” da Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Sedes).
Na mesa de abertura estiveram presentes: Álvaro Gomes, Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, Secretária de Políticas para as Mulheres, Fernanda Tourinho, Diretora Geral da Fundação Cultural da Bahia, Franklin Santos, Diretor de Atendimento do SEBRAE, Randerson Vieira, Diretor Geral do IBAMETRO, Emília Almeida, Coordenadora de Fomento ao Artesanato, Margareth Menezes, cantora e Presidente da Associação Fábrica Cultural, Maria do Carmo Amorim, representante dos artesãos baianos, e Fábio Guedes, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas.
Ao abrir o encontro, a Coordenadora de Fomento ao Artesanato, Emília Almeida, lembrou que o dia é de comemoração, reflexão e debate, e afirmou que o novo formato de gestão manterá os esforços, a responsabilidade e o comprometimento com o trabalho que é desenvolvido.
A Secretária Olívia Santana aproveitou o seu momento de fala para fazer uma menção especial às mulheres, que são maioria dentre os artesãos, lembrando o fato do dia do artesão ser comemorado no mês de março que é dedicado às mulheres.
Olívia explicou que apesar de existir uma grande preocupação com o enfrentamento à violência contra as mulheres, a SPM-BA está também focada no desenvolvimento da autonomia delas. “Já dizia Simone de Beauvoir: ‘o trabalho diminui a distância entre homens e mulheres’. Nós queremos o respeito, a valorização e o compartilhar dos desafios da vida, sempre em busca de uma sociedade igualitária”, concluiu.
Durante a Cerimônia, a artesã Maria do Carmo Amorim foi convocada a dar seu depoimento, representando os demais artesãos da Bahia. Ela agradeceu a oportunidade e demonstrou felicidade em comemorar o seu dia: “Dizem por aí que tudo que o baiano pega, vira arte. Então, nós somos artistas de verdade”, finalizou sorrindo.
O artesão José Roque, representante da Comunidade Quilombola, presenteou com um artigo artesanal, o Secretário Álvaro Gomes, e também lembrou a importância de fortalecer o artesanato nas comunidades.
Para finalizar a abertura, o Secretário Álvaro Gomes fez uma saudação aos presentes, confirmando a existência de uma expectativa em relação à mudança administrativa, mas, garantindo que há uma determinação do Governador Rui Costa e da própria Setre, de que o trabalho que já era desenvolvido seja ampliado, fortalecido e aperfeiçoado com a nova Coordenação.
Durante o evento, também foi lançado o livro “Fios e Fibras”, de Rodrigo Lyra, obra que apresenta o panorama da realidade do segmento do artesanato nas diversas regiões da Bahia.
O evento, que é uma realização da Setre, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), tem continuação durante a tarde, com apresentações e palestras voltadas para os profissionais do artesanato da Bahia.
Sua realização traduz a consolidação das ações públicas voltadas à continuidade dos incentivos ao mercado artesanal, responsável por geração de renda e valorização da tradição regional.
Ascom SPM-BA
Nenhum comentário: