Depois que a noticia caiu nas redes sociais, que a Prefeitura do município de Itiruçu teria perdido cerca de R$ 512 mil devido a falta de cadastramento dos alunos da Escola Maria Rita de Novaes, a prefeitura vem tentando amenizar o prejuízo da displicência do pessoal da Secretaria Municipal de Educação.
Em nota a Prefeitura de Itiruçu diz que constatou recentemente uma diferença nos valores repassados pelo Ministério da Educação para o Município quanto ao FUNDEB, e outras verbas. Segundo a publicação, de imediato, foi feito um levantamento e identificação dos motivos, sendo detectado uma diferença entre o efetivo número de alunos matriculados na dita Escola e o quantitativo existente no sistema do INEP, enquanto todas as demais escolas estaria perfeitamente corretas. A nota ainda informa que as providências estão sendo adotadas para sanar o prejuízo causado ao município.
Até mesmo o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia foi acionado através do ex-prefeito Ailton Cezarino, além de reunião na secretaria de Educação do Estado da Bahia, e contatos com o ministério da Educação e Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Há informações que o prefeito Wagner Novaes (PSDB) e uma comitiva deverão ir a Brasília esta semana para analisar a possibilidade de resolver o problema, vez que na Bahia já não tem solução. Caso não consiga reverter a situação não está descartado um ação judicial.
Segundo informações o cadastramento é de responsabilidade da direção de cada escola, quando não é efetuado junto ao MEC, o município perde, os recursos federais e alunos cadastrados no Bolsa Família também pode ser afetados com suspensão do beneficio, além da escola correr o risco de fechar as portas.
Ainda não se sabe quais são as verdadeiras proporções que este suposto erro afetará os Pais e alunos. Até o momento tudo estar sendo cogitado em cima de suposições; mas a Prefeitura segundo uma nota publicada em seu site oficial, assumiu o compromisso com os alunos e seus pais que não haverá interrupção no funcionamento da Unidade Escolar, a qual permanecerá funcionando normalmente.
Nos bastidores já se comenta que os funcionários "responsáveis" podem sofrer sanções administrativas, na linguagem popular "Cabeças devem rolar" .
Foto Itiruçu Notícias
Nenhum comentário: