A habilidade de Cauã Vinícius Silva foi aplaudida por professores e colegas da Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva. O garoto de 8 anos fez o percurso obedecendo todos os sinais de trânsito e dirigindo cuidadosamente para não subir na calçada, durante atividade na mini pista do Centro Interativo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que foi totalmente requalificado para o retorno de atividades lúdicas relacionadas ao trânsito. Em casa, ele é o responsável por chamar a atenção do pai Gilson Silva que conduz diariamente uma moto. Sempre que estou com ele e ele faz alguma coisa errada, chamo a atenção dele. Uma vez meu pai passou no sinal vermelho e não parou. Fiquei com medo e pedi que ele nunca mais fizesse aquilo porque poderia machucar alguém, relatou o menino.
Essa consciência de Cauã foi repetida por outras crianças da escola, que, de acordo com a educadora do órgão, Izabel Tavares, são as principais multiplicadoras de boas atitudes no trânsito. É nesta idade que construímos um cidadão. Por isso, aproveitamos esta oportunidade para incentivá-los a ter uma conduta correta. Ensinamos noções básicas de trânsito como, usar o cinto de segurança, permanecer sempre no banco de trás, ficar quieto quando os pais estiverem dirigindo para não atrapalhar a atenção, dentre outras informações que possuem um efeito significativo fora daqui.
A diretora da escola e pedagoga, Rosana Oliveira Bonsucesso, também acredita que esta forma lúdica de ensino é a melhor maneira de ensiná-los a serem multiplicadores da segurança no trânsito. Aqui eles aprendem brincando. A criança tem uma enorme capacidade de reproduzir tudo o que vê e alertar todos a sua volta, por isso eles são tão importantes, salientou.
Além da mini pista, os estudantes brincaram na grande maquete que representa o trânsito de Salvador, como se fossem os condutores dos veículos guiados por controle remoto; foram agentes de trânsito, multando aqueles que cometeram infrações, assistiram a vídeos e tiveram aulas expositivas sobre os sinais de trânsito e comportamento nas vias. No final das atividades, ganharam lanche e revista explicativa com tudo que foi ensinado.
As atividades no Centro Interativo do Detran serão contínuas, acontecendo sempre de terça a sexta-feira, no turno matutino, com as escolas da Rede Municipal de Ensino da capital.
Foto: Ascom/DETRAN
Nenhum comentário: