Produtores de umbu da região sudoeste da Bahia foram beneficiados por meio de uma ação integrada entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A partir de agora, os produtos da Unidade de Processamento de Frutas da Cooperativa de Produção e Comercialização dos produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf) possuem o alvará sanitário, concedido pela vigilância sanitária.
A Cooproaf recebe o apoio do projeto ‘Gente de Valor’, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à SDR. A cooperativa tem sede em Manoel Vitorino, município que possui a maior concentração de umbuzeiros da Bahia e do Brasil. Anualmente, são comercializadas sete mil toneladas de umbu, alimentando as grandes indústrias e as feiras livres dos grandes centros, a exemplo da feira de São Joaquim, em Salvador.
O secretário da Saúde, Fabio Vilas-Boas, afirmou que a parceria entre a Sesab e a SDR está apenas começando. “Vamos unir esforços para beneficiar e valorizar a agricultura familiar da Bahia”. O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, também garantiu que esse é apenas o início das ações que serão realizadas em benefício do agricultor. “Vamos fortalecer, cada vez mais, as cadeias produtivas no estado, dinamizando o desenvolvimento rural da Bahia”.
Informações via Ascom SDR/CAR
Nenhum comentário: