Segundo a Folha de S. Paulo, com a falha, o sinal da transmissão da TV aberta na cidade "ficou sem áudio e com a última imagem veiculada congelada".
Nas TVs da região, a imagem em questão mostrava um trecho do programa eleitoral em que Souto abraça uma eleitora em um evento de campanha. O número do partido não aparece na tela. O problema só foi solucionado na tarde desta quarta (17), após uma equipe da TV Oeste ser deslocada para a região. O receptor de satélite que teve a falha técnica engloba as cidades de Bom Jesus da Lapa, que tem 69 mil moradores, e Sítio do Mato, com 13 mil.
Liderando a corrida eleitoral na Bahia, segundo pesquisa Ibope divulgada em 10 de setembro, Paulo Souto enfrenta nas urnas Rui Costa (PT), candidato do governador Jaques Wagner, e a senadora Lídice da Mata (PSB). Souto tem como principal cabo eleitoral o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), cuja família é sócia majoritária da Rede Bahia. Diante da situação, a coligação de Rui Costa informou que irá entrar com representação na Justiça Eleitoral nesta quinta-feira (18). "É um desequilíbrio na eleição. A população da região ficou obrigada a ficar olhando a imagem do adversário", disse o advogado da coligação Adriano Soares da Costa. Segundo o advogado, a coligação vai solicitar que a TV Oeste seja retirada do ar por 24 horas sanção prevista na legislação eleitoral por uso indevido dos meios de comunicação.
Em nota, a Rede Bahia informou que a falha do equipamento receptor de satélite não teve "qualquer intervenção humana". "O equipamento tecnológico é suscetível a falha técnica, o que pode ocasionar o efeito de congelamento da última imagem exibida sem sinal de áudio ou movimento de vídeo, inclusive como neste caso", informou a emissora. A Rede Bahia disse não saber por quanto tempo a imagem ficou congelada com a imagem do candidato, pois foi notificada por telespectadores somente na manhã desta quarta-feira (17). Moradores de Bom Jesus da Lapa, contudo, informam que o problema se estendeu por ao menos um dia. "Tentei sintonizar na terça, mas a TV estava congelada numa imagem de política", disse Lucas Ferreira, 19, atendente de uma farmácia da cidade. Segundo a retransmissora, a falha foi corrigida após atuação presencial de técnicos especializados, que foram deslocados da cidade de Barreiras, a cerca de 260 km de Bom Jesus da Lapa.
Nenhum comentário: