Para as eleições desse ano, 25.063 mil candidatos estão nas disputas para presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Destes, 10.337 mil declararam à Justiça Eleitoral que não possuem bens em seus nomes.
Um deles é Rui da Costa Pimenta (PCO), candidato à presidência. Dos 11 candidatos, ele é o único que declarou não ter patrimônio. Entre candidatos que disputam todos os cargos, 194 deles declararam ter R$ 10 reais em bens e 208 alegaram possuir apenas R$ 1.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para solicitar o registro, os candidatos apresentam uma declaração de bens assinada, com uma lista do patrimônio pessoal. O TSE informa que possíveis omissões ou fraudes nas declarações serão analisadas somente se o Ministério Público ou algum partido contestarem os dados.
Caso não hajam questionamentos, o juiz eleitoral não fará avaliação das declarações de bens.
A divulgação dos bens está prevista na Lei das Eleições e a publicidade dos dados "atende ao princípio da transparência de informações e contribui para que o cidadão possa conhecer melhor os candidatos", segundo o TSE.
Com informações do 'G1'
Nenhum comentário: