A Assembleia Legislativa da Bahia realiza sua primeira sessão ordinária na segunda-feira, dia 4 de agosto, com a pauta composta pelas matérias que não chegaram a ser votadas no início do mês, quando começou o recesso parlamentar. O fim do recesso, nessa sexta-feira, acontece quando a campanha eleitoral ganha força, com a realização de comícios e distribuição de propaganda pelos candidatos aos cargos proporcionais e majoritários, mas é consenso de que o plenário e as comissões técnicas funcionarão adequadamente.
Para o presidente Marcelo Nilo, a Assembleia cumprirá exemplarmente com seus deveres, sem abandonar suas prerrogativas e todas as matérias que forem do interesse da Bahia e dos baianos serão apreciadas. “As lideranças partidárias estão atentas e estabelecerão as negociações necessárias para as votações e o trabalho das comissões acontecerem, como sempre aconteceram”. Lembrou ainda que os eventos de campanha são ocorrem majoritariamente nos finais de semana, enquanto os trabalhos nas comissões e no plenário se concentram nas segundas, terças e quartas-feiras.
O líder da maioria, deputado Zé Neto (PT), pretende conduzir seus aliados com flexibilidade, mas sem descuidar da apreciação de projetos de lei e contará com o apoio de todas as legendas que integram a base de sustentação da administração do governador Jaques Wagner – levando em conta a importância da negociação política para o bom termo das ações do Legislativo. Ele não acredita que a atual campanha diferirá das anteriores, obrigando sempre os deputados a uma miríade de obrigações externas, mas existe espaço para a conciliação e na sua opinião a Casa funcionará.
O líder da oposição Elmar Nascimento (DEM) tem avaliação semelhante, mostrando-se favorável ao entendimento, naquilo que for possível, bem como reconhece que eventualmente acontecerão dificuldades para a obtenção do quórum necessário para a realização de votações e de sessões nas comissões técnicas quanto no plenário. Com o apoio dos companheiro dos bloco minoritário, pretende trabalhar duro nas duas frentes e está convencido de que o Legislativo da Bahia saberá cumprir com suas tarefas mais uma vez.
Não existe qualquer solenidade na reabertura do meio de ano que tem a data fixada por dispositivo constitucional. Como o dia primeiro de agosto acontece numa sexta-feira, dia em que não funcionam ordinariamente as comissões ou o plenário, as sessões nos colegiados ou no plenário ocorrerão normalmente na segunda-feira.
Fonte: Site Ascom/Alba/ Foto Itiruçu Notícias
Nenhum comentário: