Pesquisa do Ibope é vista com desconfiança diante dos números apresentados. O candidato a governador da coligação Pra Bahia Mudar Mais, Rui Costa,diz não acreditar na pesquisa encomendada pela Rede Bahia de propriedade de apoiadores do seu adversário Paulo Souto. Na pesquisa Rui fica com apenas 8%, abaixo de Lídice com 11% mesmo tendo o apoio do Governador Jaques Wagner, Lula e Dilma. O candidato da coligação “Unidos pela Bahia” Paulo Souto ficou com 42%.
O Resultado foi vinculado pela emissora nesta quarta-feira (23) justamente no dia da inauguração do comitê eleitoral do democrata. "Não esperava outro resultado. Na Bahia, o mesmo instituto foi desautorizado pelo povo nas últimas eleições, em 2006 e 2010. Pelo visto, está caminhando para uma nova desmoralização", disse Rui salientando que tem visitado municípios nas mais diversas regiões do estado. "O sentimento do povo é completamente diferente do resultado desta pesquisa".
Para o deputado federal Nelson Pelegrino (PT), a pesquisa não reflete a realidade. “Quem está nas ruas percebe que estes números são uma grande piada. Não tenho dúvidas de que tanto Rui Costa como Otto Alencar serão eleitos”.
Com base no histórico das pesquisas realizadas no Estado, Pelegrino questionou a capacidade de previsão do resultado das urnas: “O Ibope na Bahia sempre errou, inclusive na época de ACM Neto. É utilizado pelo grupo político ligado à TV responsável pela pesquisa. Em 2012, nesta mesma época, eu aparecia com 12% contra 56%, e no entanto terminamos empatado”, lembrou. Em 2006, Jaques Wagner estava com apenas 13% e venceu no primeiro turno.
Pelegrino também lamentou a postura arrogante da oposição, que canta vitória para impressionar a população. “Quem hoje sorri, pode terminar chorando. Lembrem-se da pesquisa de 2010, inclusive para o Senado. Verdadeira pesquisa é 5 de outubro, quando o povo da Bahia vai dar o veredito final, contrapondo frontalmente estes números”.
Uma outra pesquisa realizada pelo Vox Populi, contratada pela TV Aratu, jornal A Tarde e rádio Metrópole foi proibida de ser divulgada por liminar na justiça, a pedido da chapa “Unidos pela Bahia”, encabeçada pelo candidato a governador Paulo Souto.
Segundo informações os números divergem dos resultados apresentados pelo o Ibope/TV Bahia.
Segundo informações os números divergem dos resultados apresentados pelo o Ibope/TV Bahia.
Nenhum comentário: