A Telexfree anunciou através de comunicado publicado em sua página na internet que suspendeu "todas suas atividades de negócios", enquanto cuida de pendências com a Corte de Falências dos Estados Unidos, agências governamentais e a Securities and Exchange Commission (SEC), órgão equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira.
Em meados de abril, a Justiça dos Estados Unidos determinou o congelamento dos bens do grupo Telexfree, acusado pelas autoridades norte-americanas de promover uma pirâmide financeira. Esse tipo de esquema depende do recrutamento progressivo de outras pessoas, que pagam taxas para os antigos associados. No caso, não é levada em conta a real geração de vendas de produtos ou serviços.
Desde abril, quem acessava o site da Telexfree se deparava com uma mensagem dizendo que o serviço estava fora do ar "para manutenção".
A impressa a americana Telexfree patrocinava o Botafogo através de um contrato assinado em janeiro, recebendo à vista os R$ 4 milhões referentes à parceria válida até o fim do ano. Mas, consciente de que a empresa de telefonia era alvo de severa investigação nos Estados Unidos e impedida de atuar no Brasil, a diretoria alvinegra cercou-se de cuidados jurídicos. Então, poucos dias depois da prisão de James Merrill, um dos sócios da companhia, o Alvinegro anunciou a ruptura do acordo, tirando a logomarca de seu uniforme.
Nenhum comentário: