Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. Jarvis organizou em 1865 o Mother's Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período. Em 1870 a escritora Julia Ward Howe (autora de O Hino de Batalha da República) publicou o manifesto Mother's Day Proclamation, pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão.
Reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914, quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother's Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson proclamou no dia seguinte que no Dia das Mães os edifícios públicos devem ser decorados com bandeiras. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.
Com a crescente difusão e comercialização do Dia das Mães Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentou a criação e lutou para a abolição do feriado
No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio. A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importancia das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.6
Na África do Sul, Austrália, Bélgica, Brasil', Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Panamá,Grécia, Itália, Japão, Canadá, Cuba, Países Baixos, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suíça, Formosa, Turquia, EUA, Venezuela, Finlândia, Hong Kong, também comemoram o dia das Mães no segundo domingo de maio.
Comemoração do dia das Mães em outros países:
Segundo Domingo Fevereiro: Noruega;
Primeiro Domingo: Maio Lituânia, Hungria, Cabo Verde, Espanha, Moçambique, Angola, Portugal;
Último Domingo Maio: França (se coincide com Pentecostes, é transferido para o primeiro domingo de Junho), Suécia;
Terceiro Domingo Outubro: Argentina, Bielorrússia;
Início do Mês Outubro: Índia
3 Março: Geórgia
8 Março: Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Roménia , Moldavia, Butão
21 Março: Egito, Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait
7 Abril: Grécia
10 Maio: México, Guatemala, Bahrein, Índia, Malásia, Qatar, Singapura
15 Maio: Paraguai
26 Maio: Polônia
27 Maio: Bolívia, República Dominicana
12 Agosto: Tailândia
15 Agosto: Bélgica e Costa Rica (Assunção de Maria)
8 Dezembro: Panamá
Nenhum comentário: