Ser ambicioso é bom, porque incentiva as pessoas a se projetarem para cima, na vida pessoal e profissional. Porém, não se pode associar a ambição à falta de honestidade e ética.
Não devemos passar os outros pra trás para subir na profissão ou economicamente. A ambição é vista como o caminho ideal para o sucesso. Mas é importante ter muito cuidado para não perder os limites na busca de ascensão. Um profissional ambicioso deve ser ético.
"Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos" (Rm 12.16).
Não ambicioneis coisas altas: Isso nos leva a pensar na ambição por coisas que não sejam altas, por exemplo: Ter uma casa para morar, um emprego para trabalhar, vestuário digno, estudo, alimentação, veículo ou condição de se locomover para locais necessários.
Então pode-se deduzir que existem as ambições normais ao ser humano, o desejo de possuir o necessário para sua subsistência.
Também existe a má ambição, a ambição por possuir muito além do que é necessário para subsistência, uma ambição que chega a ser doentia, que não se importa em ofender e em até, se necessário, prejudicar uma outra pessoa para se conseguir seu objetivo ambicioso, essa doença podemos denominar de ganância.
Devesse jogar limpo e conseguir as coisas pelo o seu próprio mérito, devendo também ficar muito esperto pra ninguém dar uma rasteira que é o que existe muito no dia-a-dia agitado e muito competitivo, infelizmente.
Logicamente que tudo na vida existe um certo limite e com a ambição não é diferente, porque quando passamos do limite com toda a certeza será prejudicial não só na nossa vida profissional como também na pessoal.
(Pesquisa Google)
Nenhum comentário: