A vice-prefeita de Itiruçu Drª Rita Novaes, vem se destacando na busca de melhorias também na área da educação com a parceria com o prefeito Wagner Novaes.
Secretario de Educação Manoel Missias |
Nesta segunda-feira (04) a vice-prefeita, juntamente com o Secretario de Educação Professor Manoel Missias, realizaram uma reunião com diretores e futuros vice-diretores e coordenadores pedagógicos, com a presença da professora Gilza de Melo, idealizadora do Projeto "Estudar Vale Mais", implantado com sucesso no Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais). Agora o projeto deverá ser colocado em pratica também no Vale do Jiquiriça estado da Bahia iniciando pelo município de Itiruçu.
Depois das boas vindas do Secretario de Educação aos presentes e a fala da vice-prefeita que enfatizou a importância do projeto para o município de Itiruçu e no Vale do Jiquiriça, a professora Gilza de Melo fez um breve explanação, sobre o projeto educacional que deve incentivar os alunos e professores que se identificam com a matemática.
Surgimento do Projeto:
A Professora fez nascer a ideia pelo seu interesse em 2011 para ajudar os bons estudantes da região mineira, depois de constatar o baixo desempenho no resultado da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). O projeto foi levado ao Professor César Camacho, diretor da IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), onde demonstrava como objetivo principal incentivar o estudo da Matemática em pequenos municípios daquela região, para descobrir talentos na área e capacita-los a participar de programas de Iniciação Cientifica.
O projeto em Itiruçu:
A professora Gilza constatou que os índices da região do Vale do Jiquiriça são bem parecidos com o da região mineira onde foi implantado o projeto. A professora disse que este projeto é para professor que gosta de matemática e é aberto para todos os alunos da rede publica para aperfeiçoar a aprendizagem e qualificar o aluno para melhorar o desempenho na OBMEP.
Vice-prfeita Drª Rita Profª Gilza e Luciana Assessora de comunicação |
O projeto que deve ter outro nome na região baiana deverá ser implantado em Itiruçu com participação de alunos voluntários com seleção inicial principalmente com base na classificação na OBMEP do ano anterior. Serão formadas três turmas com 25 alunos em três níveis das Olimpíadas. Ou seja, turmas do 6º e 7º ano, outra 8º e 9º ano e a terceira do ensino médio.
Serão 4 horas de aula semanalmente ministrada por professores da rede, indicados pelo secretario Municipal de Educação, porém a orientação pedagógica e o material didático são fornecidos exclusivamente pelo IMPA por meio da coordenadora do projeto.
As despesas como gratificação a professor, merenda para os alunos e remuneração de um servente escolar serão custeado pelo programa através do IMPA.
O projeto tem data prevista para inicio em abril e enceramento no mês de novembro.
Esteiveram presente na reunião o ex-prefeito Ailton Cezarino, o Secretario de Administração Diógenes Serra e a assessora de Comunicação da prefeitura Luciana Brandão.
Fotos Itiruçu Noticias
Nenhum comentário: