A agricultura predatória, a falta de conhecimento, ambição por lucros imediatos bem como a falta de órgãos competentes sérios e com compromisso para defender o nosso meio ambiente natural, fez com que a região de Itiruçu se tornasse uma das regiões que mais foi degradada nos últimos 50 anos.
O município já não tem mais uma flora consistente e a sua fauna está praticamente extinta. O pior é que ainda há resistência quando se combate os predadores da natureza, mesmo vendo os efeitos prejudiciais no clima e na vida da população. O efeito com a destruição do nosso ecossistema está provocando sérios impactos ambientais.
Nos anos 80 a temperatura media do município era entre 20 a 26 graus e no ultimo meses o termômetro localizado no Jardim principal da cidade chegou a marcar 32 graus com sensação térmica de 36 . Vários fatores vem contribuído para que isto aconteça. Áreas verdes do município estão sendo destruídas e fontes, córregos e lagoas estão sumindo, e na fauna, os animais estão sendo exterminados. E isto tudo acontece por não tem uma fiscalização dos órgãos oficiais nesta região pois nunca atuam de forma que possa coibir praticas nocivas contra o meio ambiente.
O município de Itiruçu rico em recursos naturais, está perdendo drasticamente este potencial. Em décadas de degradação atribuídas principalmente a monopolização e ação predatória do plantio do Café até os anos 90 e em anos posteriores com a febre do cultivo do Maracujá. Hoje são agriculturas praticamente falidas e as terras degradadas com o extermínio das matas e assoreamento de fontes e nascentes faz o município perder suas principais características.
Nenhum comentário: