Apesar das denúncias que levaram à abertura de investigação pelo Ministério Público Federal, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi eleito o novo presidente da Câmara dos Deputados, em votação secreta nesta segunda-feira (4), e vai presidir a Casa no biênio 2013-2014. Ele teve 271 votos, contra 165 de Júlio Delgado (PSB-MG), 47 de Rose de Freitas (PMDB-ES) e 11 de Chico Alencar (PSOL-RJ). Estavam presentes na sessão em que Alves foi eleito 497 dos 513 deputados. Houve ainda três votos em branco.
Henrique Eduardo Alves é agora o parlamentar com o maior número de mandatos consecutivos na Casa com 11 legislatura e está a um mandato de atingir o recorde do ex-deputado Manoel Novaes (BA), que participou de 12 legislaturas não consecutivas entre 1933 e 1982.
Assim como o recém-eleito presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), Alves tem sido alvo de várias denúncias de irregularidades, às quais ele atribuiu ao "jogo pré-eleitoral". Ele deve ser julgado no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte ainda este mês por improbidade administrativa.
As ivestigações inicou quando uma revista publicou uma série de denúncias que foram divulgadas na imprensa contra o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
A revista tem na capa uma foto do deputado cabisbaixo e 35 reportagens. Na capa, grafado de vermelho e amarelo, a frase: "Candidato condenado no Rio Grande do Norte, com direitos políticos cassados e responde a vários processos". Além disso, a revista tem também a cópia da denúncia do MPF (Ministério Público Federal) contra o deputado.
Eleito presidente da Câmara é o Deputado é segundo na linha sucessória da Presidência da República, atrás apenas do vice-presidente.
Nenhum comentário: