Há 100 atrás nascia em Exu Pernambuco Luís Gonzaga do Nascimento, exatamente no dia 13 de dezembro de 1912. Além da dimensão artística, é incontestável o papel de sua música na difusão do imaginário sobre o Nordeste, inclusive do ponto de vista ambiental e social.
Foi Luiz Gonzaga, junto com os poetas Zé Dantas, Patativa do Assaré e Humberto Teixeira e muitos outros, que divulgaram o sertão nordestino para o povo brasileiro. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.
Mesmo com sua morte em 2 de agosto de 1989 sua música de Gonzaga continua viva por ser uma obra prima da cultura popular.
O Rei do Baião com também é conhecido morreu de parada cardiorrespiratória. Gonzaga sofria de osteoporose e estava debilitado por causa de uma pneumonia. Morreu dormindo, no Hospital Santa Joana, em Recife, capital pernambucana.
Veja video sobre a morte de Luiz Gonzaga:
Nenhum comentário: