O colégio Municipal Professor Cid Alves Santos homenageia o centenário de Luiz Gonzaga “o poeta do Sertão” que traduzia sua musica em forma de xote xaxado e baião.
Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe à 12 km de Exu, filho de Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus (Mãe Santana). Foi batizado na matriz de Exu no dia 05 de janeiro de 1913, cuja celebração batismal, foi realizada pelo Pe. José Fernandes de Medeiros. Desde sua infância o pequeno Gonzaga namorava o fole de oito baixos, instrumento este, executado por “Pai Januário” no qual começou seus primeiros acordes.
“Luiz de Januário” como era conhecido na infância, aos 8 anos de idade substitui um sanfoneiro que falhou no trato em festa tradicional no terreiro de Miguelzinho na Fazenda Caiçara, no Araripe, Exu, a pedido de amigos do pai. Naquela noite o pequeno Lula deleitava-se tocando e cantando a noite inteira, e pensava na possibilidade de Dona Santana deixar ele tocar mais vezes. Luiz Gonzaga tocava feliz porque era a primeira noite que tocava com a permissão de “Mãe Santana”. Naquela noite ele recebeu pela primeira vez o cachê de 20.000 rés.
O evento será realizado na Vila Junina nesta sexta-feira (24) das 08 até às 22 horas. Serão montado exposições com a vida de Luiza Gonzaga e sua “ poesia”, além de coreografia com dança ao ritmo de “Gonzagão” e som ao vivo com artistas da terra.
Nenhum comentário: