Acontecem nos dias 16, 17 e 21 de novembro as eleições para dirigentes nas escolas da rede estadual. Esse é um dos momentos mais importantes da vida da escola. Todos devem participar. Professores, servidores, pais, responsáveis e estudantes acima de 12 anos podem votar. É imprescindível conhecer as propostas dos candidatos e decidir pela equipe gestora mais comprometida com a melhoria da qualidade de sua escola.
Depois de três anos da primeira eleição, agora todos voltam às urnas para fortalecer o processo democrático na escola. Essa é mais uma ação do programa Todos pela Escola, que une Governo e sociedade para melhorar a qualidade da educação pública. Afinal, a participação de todos no processo eleitoral é fundamental para ajudar a construir um futuro melhor para nossos estudantes.
- - É um direito e dever dos estudantes e de sua família escolherem a equipe gestora da escola.
- - É um direito e dever dos estudantes e de sua família escolherem a equipe gestora da escola.É dever dos candidatos a gestores apresentarem o plano de gestão à comunidade escolar.
- - É um direito e dever dos estudantes e de sua família escolherem a equipe gestora da escola.O voto é direto, secreto e facultativo. As famílias e os estudantes têm livre escolha de voto. No dia da eleição, vote de acordo com a plataforma de trabalho que vai melhorar a qualidade da escola.
- - É um direito e dever dos estudantes e de sua família escolherem a equipe gestora da escola.Caso a chapa eleita não cumpra com o plano de gestão proposto na campanha, o Colegiado Escolar tem o direito e o dever de recomendar a destituição dos diretores e vices do cargo. E você também pode cobrar do Colegiado o acompanhamento das ações da sua escola.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia inicia a segunda Eleição para Dirigentes Escolares na rede estadual de ensino. O objetivo é fortalecer a participação de pais, estudantes, funcionários e professores na gestão escolar e integrar a comunidade com a escola. A participação de todos é fundamental para a garantia do sucesso das eleições. Pais, estudantes, professores e funcionários devem avaliar a qualidade da aprendizagem e o ambiente escolar, para votar no candidato que ofereça as melhores propostas para a formação cidadã dos estudantes e qualificação da escola.
Professores e coordenadores pedagógicos têm um papel de extrema importância neste processo eleitoral, seja como candidato aos cargos de Diretor e Vice-Diretor de sua escola, votante ou membro da Comissão Seletiva Escolar, como os demais segmentos da comunidade escolar.
A Eleição para Dirigentes Escolares é uma ação que foca o compromisso 7 do Programa Todos pela Escola: Fortalecer a gestão democrática e participativa na rede de ensino.
Criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o Todos pela Escola propõe dez compromissos para nortear suas ações e garantir aos estudantes da rede pública o direito de aprender e convoca toda a comunidade para cuidar da Escola.
Para os professores e coordenadores pedagógicos, a Secretaria da Educação disponibiliza todo o material para a autoformação em gestão escolar: os módulos do Progestão e os materiais instrucionais. Os módulos possuem todo o conteúdo para que os candidatos possam estudar para a avaliação. Informações Secretaria de Educação do eatdo da Bahia. Em Itiruçu duas escolas devem realizar as eleições, A Escola Maria Candida Fontoura e o Colegio Estadual Antonio Francisco de Souza. Breve divulgaremos os nomes dos candidatos a Diretor e vice-diretor dos respectivos estabelicimentos de ensino.
Nenhum comentário: